30 julho, 2012

Saiu a Revista Mosaico de Agosto!

Se você ainda não conseguiu a sua na balada, confira a edição digital da Revista Mosaico e programe o seu mês de agosto! Espetáculos todos os finais de semana, oficinas de danças brasileiras e denho de moda, lançamento do novo disco de Rodrigo Bezerra no SIGA, além do projeto Falando de Arte que convida Diego Bresani, Ana Volpe, André Luis da Cunha e Alexandre Magno, para responderem a pergunta: "Fotografia é Arte?"
Não deixem de participar, porque vai ter muita coisa boa rolando no Espaço!




ESPAÇO CULTURAL MOSAICO - SCRN 714/15 - Bloco: D - Loja: 16
Telefone: +55(61)30321330




Espetáculo Gratuito: A Vida Impressa em Xerox estreia no próximo final de semana no Espaço Mosaico!

Pouquíssimas pessoas sabem que o governo criou um departamento para se tirar fotocópias para todos os órgãos públicos, porém, como todos já possuem sua própria máquina de xerox, as funcionárias da instituição fotocopiadora acabam não tendo ocupação. Depois dos espetáculos "Além do que se vê" e "Tenho febre, mas vou buscar nosso dinheiro", a companhia Teatro de Açúcar termina sua vida útil com a conclusão da "Trilogia Sobre o Tédio e o Tempo" com “A Vida Impressa em Xerox”. Este terceiro e último espetáculo traz a batalha final entre os caprichos da arte e a obsessão pelo funcionalismo público numa cidade onde cada dia é a fotocópia do outro.


FICHA TÉCNICA:
TEXTO: Marco Michelângelo
DIREÇÃO: Gabriel F. e Marco Michelângelo
ELENCO: Ada Luana, Luiza Guimarães, Mirella Façanha, Eli Moura
ATRIZES CONVIDADAS: Gercy Fernandes e Sheila Campos
CENOGRAFIA E FIGURINOS: Gabriel F. e Marco Michelângelo
EXECUÇÃO CENOGRÁFICA: Tony Michelângelo
ILUMINAÇÃO: Igor Calonge
FOTOGRAFIA: Diego Bresani
PRODUÇÃO: Teatro de Açúcar

Dias: 03, 04 e 05/08 – sexta e sábado às 21h e domingo às 20h – no Espaço Mosaico
Entrada Franca!
Classificação Indicativa: 10 anos









ESPAÇO CULTURAL MOSAICO - SCRN 714/15 - Bloco: D - Loja: 16
Telefone: +55(61)30321330




25 julho, 2012

Dueto de dança contemporânea apresenta encontro entre Brasil e França com o espetáculo, Tancarville, no Espaço Mosaico!

Com apresentação única, no Espaço Mosaico, Trancarville  dialoga sobre os conceitos de ausência e presença, a partir da linguagem da dança contemporânea, no próximo sábado, às 21h.


Tancarville é um dueto de dança contemporânea, criado a partir de noções de presença e ausência, e interpretado por Magali Benvenuti (França) e Mariana Pimentel (Brasil), que contou com o apoio da Comissão Europeia dentro do programa Jeunesse em Action. Este é o segundo trabalho autoral de Mariana Pimentel, que em 2009 criou o solo, We don’t have money, but we are funny, e o primeiro de Magali Benvenuti.
Foi criado a partir de um processo que começou à distância (ambas moravam em países diferentes). A dificuldade trazida por esta forma de trabalho as conduziu naturalmente a uma pesquisa baseada na possibilidade de um diálogo não presencial. Sendo assim, ao finalmente se encontrarem, a questão que direcionou o processo em um primeiro momento foi de como estar e se movimentar juntas sem se ver e sem perder a conexão. No decorrer do processo, outros aspectos foram surgindo, como o da comunicação, das diferenças culturais e do “ver e ser visto”. 

Magali Benvenuti é bacharel em dança pelo Royal Conservatorium of Antwerp, com formação pedagógica pelo Centre National de Danse de Lyon. Hoje ministra cursos regulares de dança para crianças, adolescentes e adultos.
Mariana Pimentel estudou no Royal Conservatorium of Antwerp e é licenciada pela Escola Superior de Dança de Lisboa. No Brasil colaborou com a Alaya Companhia de Dança, Margaridas Dança e com Rosa Coimbra. Na Europa colaborou com Felix Ruckert, Willi Dorner, Ana Borralho & João Galante e Diogo Bento. Em 2011 concluiu o mestrado em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias, onde pesquisou a presença do corpo na dança contemporânea e também seu segundo trabalho, o dueto Tancarville.

Ficha Técnica:
Criação e Interpretação: Magali Benvenuti e Mariana Pimentel
Figurinos e décor: Cécile Schabat
Trilha Sonora: Pedro Leal David
Apoios: CCN/JeanClaude Galotta,Le Pacifique,CitéDanse(Grenoble, França),Cie Propos(Lyon, França),O Espaço do Tempo e Atelier Concorde(Portugal).

Serviço: 
Dia: apresentação única no sábado, 28/07/2012, às 21h
Classificação: Livre
Ingresso: R$ 5,00 (meia-entrada)
Informações: +55 (61) 30321330


ESPAÇO CULTURAL MOSAICO - SCRN 714/15 - Bloco: D - Loja: 16
Telefone: +55(61)30321330




23 julho, 2012

Oficina de Danças Brasileiras, com a dançarina e pesquisadora Luana Araújo!


Luana Araújo é pesquisadora, arte educadora, preparadora corporal e atriz. Elaborou esta oficina com o objetivo de direcionar o participante a encontrar seu movimento autêntico a partir das formas de expressão popular das danças brasileiras. A exploração e ampliação do repertório corporal e dos aspectos simbólicos associados à movimentação tornam-se base para a criação de um caminho próprio na abordagem de cada ritmo.

A cada encontro serão trabalhados diferentes ritmos, divididos por regiões: Jongo e Batuque (SP/RJ), Dança Afro e Samba de Roda (BA), Maracatu, Coco de Roda, Ciranda e Cavalo Marinho (PE) e Bumba meu Boi e Cacuriá (MA).

Não é necessário ter experiência em dança.

Inicio: 02/08, durante todo o mês de agosto.
Dia: todas as quintas-feiras, das 19h às 21h.
Oficina Gratuita!
Informações: +55(61)30321330


 
ESPAÇO CULTURAL MOSAICO - SCRN 714/15 - Bloco: D - Loja: 16
Telefone: +55(61)30321330


 

09 julho, 2012

Terça é dia de Sarau SIGA no Mosaico!


Texto: Vavá Afiouni


Salve o movimento, a fogueira e a formação de grupos, bem… quanto à formação de grupos nunca fui muito de elogiar, pois toda vez que um grupo é formado uma infinidade de desagrupados são excluídos, mas é claro, como não pensar no corpo divino humano sem lembrar seus órgãos, que por sua vez não nos deixam desaperceber de suas moléculas, e essas de suas células e assim por diante, até o infinito azul, ou negro, sei lá, do espaço intragalaxial autoral de cada um. A fogueira é legal, pois é nela que a gente aprende mesmo, ou se toca do que não sabe, ou se vira para queimar menos ou recebe uma lição de como apagar mais um tipo de incêndio. Sobre o movimento quase nada a declarar, a não ser de que tudo está em movimento, só não está quem já morreu! Ou... Sei lá, vai saber, isprito né...

A introdução desta preleção poderia bem ter sido retirada de algum texto pastoral, dado o caráter doutrinário do tema - das palavras do Senhor todos ouvimos que suas assertivas se dão por linhas sinuosas, eu, que sou mais novo e não tenho qualquer pretensão divina, escrevo retinho pelas linhas de meu computador, numa tortidão de informações que talvez nos levem a algum entendimento, na verdade eu só quero falar aqui sobre o SIGA de Julho!

Citei o Papito, a Providência, O Cabra, pois em nossa brilhante próxima edição teremos o convidado André Miranda, que apresentará seu filme vencedor "Deus", e todos sabemos que não foi por causa do título, talvez até seria, caso chamasse o Palhacinho Guti ou Vavá e as 7 anãs, mas não, é por que o filme é bom, e para nosso privilégio o assistiremos acompanhados do diretor desta pedra brasiliense - e após a sessão, num bate papo informal, o galante responde ao que a gente perguntar. 

Convidamos também para este momento especial a artista plástica Raquel Nava - ela apresentará alguns fragmentos de sua pesquisa de mestrado sobre o corante natural extraído da Cochonilha do Carmim - se você, como eu, está pensando, por Zeus, que DjAbo que é isso? Você tem quase tantos motivos quanto eu para aparecer no próximo SIGA, bem… é que eu tenho que ir de qualquer jeito, mas digo, vou de sorriso máximo, graças a Papito, pois a diversão lá é séria. 

O entrevistado da noite em nosso Universo Pessoal é André Amaro, o cara é ator, diretor e coordenador do espaço cultural Teatro Caleidoscópio, que abriga espetáculos teatrais cursos e oficinas de arte, vamos conversar um bocado sobre arte, novidade...

Representando o teatro, o Hendrix do violino, o palhaço LaLa, ou o ator João Porto, como preferirem, mas já podem ir imaginando, um sentimento para cada nota, da mesma maneira ataca a Banda Maravilhosa, que faz aquele som delícia nos pequenos intervalos, apresentando canções maravilhosas do cara que escreve o texto e do outro que apresenta as atrações... Pois é, nem preciso, mas vou dizer, o SIGA está demais, pergunta aí pra quem já foi! Esperamos todo mundo que couber no dia 10 de Julho, ás 21hs, numa terça-feira esplêndida, como os dias são, feliz que somos de sermos tão bem rodeados - Para o Alto e Adentro!

Curadoria - Ricardo Guti e Vavá Afiouni
Mestre de Cerimônias - Mc Estrelinha (Ricardo Guti)
Texto e comentários supertinentes da hora – Vavá Afiouni

Dia: 10/07, terça-feira às 21h - no Espaço Mosaico
Evento Gratuito
Classificação Indicativa: 18 anos



ESPAÇO CULTURAL MOSAICO - SCRN 714/15 - Bloco: D - Loja: 16 
Telefone: +55(61)30321330 





05 julho, 2012

Soloteropolitanos aterrisa em Brasília e fica em cartaz até 15 de julho no Espaço Mosaico!


Idealizado há mais de 13 anos, em Salvador (BA), o Território Sirius Teatro desenvolve um trabalho artístico, cujo acontecimento teatral é fundamentado no ator/performer. Neste mês a companhia traz à Brasília o projeto Soloteropolitanos, que fica em cartaz de 05 a 15 de julho, no Espaço Mosaico. Contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz e sucesso nos palcos nordestinos e cariocas, o projeto é composto por quatro encenações, que contam com a atuação e autoria de Fabio Vidal e Mariana Freire.

Além dos espetáculos, o grupo promove um workshop, Teatro Físico – o corpo como meio expressivo, nos dias 07 e 08/07, das 10h30 às 13h, direcionado para artistas locais. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: territoriosirius@gmail.com, até o dia 05/07.

As encenações possuem teores, temáticas e estéticas diferenciadas: Seu Bomfim possui um caráter regional, interiorano nordestino, e apresenta um desenvolvimento causal, de caráter tradicional, onde se prevê a construção de uma personagem. Já Eterno Retorno – Erê, trata de temas urbanos e cosmológicos, apresentando uma dramaturgia de recortes, gerações de personas cênicas, de estética contemporânea, ligado ao movimento de performance-art. O terceiro espetáculo, Sebastião, traz à cena a teatralização de um fato real e inusitado, numa narrativa marcada por alta fisicalidade e criação de uma trama adaptada de um acontecimento jornalístico, permeado de personagens, ambientes e situações. Casa Número Nada aborda temas cotidianos em um espetáculo que conta a história de uma mulher (Renata) que se vê envolta numa situação limite, que a faz rever toda sua vida e seus valores.


Seu Bomfim
Dias: hoje e amanhã, quinta e sexta às 21h.


Eterno Retorno – Erê
Dias: 07 e 08/07, sábado às 21h e domingo às 20h.

Sebastião
Dias: 12 e 13/07, quinta e sexta às 21h.

Casa Número Nada
Dias: 14 e 15/07, sábado às 21h e domingo às 20h.








Soloteropolitanos - solos performáticos com Território Sirius Teatro (BA)
Dias: de 05 a 15/07 - no Espaço Mosaico
Mostra Gratuita!
Classificação Indicativa: 14 anos



ESPAÇO CULTURAL MOSAICO - SCRN 714/15 - Bloco: D - Loja: 16
Telefone: +55(61)30321330
Site: http://www.espacoculturalmosaico.com.br/